quarta-feira, 2 de maio de 2012

Espaço Retrô


 A Santa Cecília, além de todos os seus méritos, tem o privilégio de ter sediado entre os seus domínios o Espaço Retrô. Era uma das casas noturnas mais undergrounds da história da noite paulistana, isso quando a palavra "underground" ainda era restrita a uma pequena parcela de clubes obscuros, pessoas malditas e espeluncas.
 A casa que teve uma boa história e supriu todos os desejos dos fãs do The Cure. Se sustentou na Santa Cecília aos trancos e barrancos de 1988 até 1998, praticamente sem cobrar entrada. 
 Teve dois endereços no bairro, o primeiro na Rua Frederico Abranches, atrás da Igreja da Santa Cecília, onde hoje é um estacionamento com entrada pela Rua Dona Veridiana, o segundo abriu em 1995 na Rua Fortunato, onde hoje funciona uma serralheria. 
 Em sua primeira fase, fim dos anos 80 e começo dos 90, o Retrô era frequentado por góticos, rockabillies, metaleiros, punks, skatistas, guitars e outras espécies raras que já devem ter sido extintas, vinham de todas as partes da cidade, e frequentemente enfrentavam a desagradável aparição dos Carecas. Acho que não tem quem tenha ido ali e não tenha presenciado uma "treta". 
 Era um período de transição na cultura musical da cidade, uma época em que as tribos eram mais seccionadas e muito mais fiéis a seus movimentos. Hoje em dia vivemos num cenário heterogêneo, roqueiros frequentam a festa Santo Forte para ouvir música brega. Nos anos 80 e 90 não tinha isso não. Era uma época em que ser DJ não estava na moda, e por isso a programação do Espaço Retrô tinha os shows ao vivo como carro chefe da programação, com no mínimo um show por noite, de Quinta a Domingo. 
 Foi  berço de bandas importantes do rock underground  que surgiram na mesma época, como: Pin Ups, Ratos de Porão, Mickey Junkies, Soul of Honnor, Killing Chainsaw, Cold Turkey, Burn, Garage Fuzz, The Charts, The Kuhlmans (MZK), Againe, IML, P.U.S Anjo dos Becos, De Falla, Loop BYo Ho Delic, Volkana, Okotô e outras mil. A frequência também não deixava a desejar, Nick Cave, Jesus and Mary Chain e Peter Hook já foram fazer turismo por lá.  

 Na segunda fase, em 1995, após se mudar para a Rua Fortunato, o Espaço Retrô, que não abria mão do estilo decadente de ser, manteve a mesma proposta intensa de shows, mas desta vez contando com um casting maior de DJ's que apostavam na nova geração musical de rock americano dos anos 90 e traziam para a pista do Retrô o mais fino do guitar band e também rock anos 60 e 70. Os punks e rockbillies ficaram cada vez mais raros e os skatistas e mods agora representavam a maioria. 
 Roberto Cotrim, o proprietário fechou suas portas em 1998, deixando muitos órfãos que migraram para a Torre do Dr Zero, para o Madame Satã, Borracharia, Hangar, Matrix, Hells (na época no Columbia) e até pro Templo Hare Krishna na Av. Angélica. Parece que o Retrô reabriu em 2002, em 2004 e em 2010, mas não convém agora. Esse post vem apenas falar dos tempos áureos e desglamourizados do Retrô na nossa querida Santa Cecília!
 Quase tudo o que veio depois dele na cena underground é para beginners, quem sobreviveu sabe!







63 comentários:

  1. Simplesmente GENIAL!!!

    ResponderExcluir
  2. que saudade.. de tudo! dos muros pixados, dos garotos, do banheiro!Daqulea pista, palco da marofa.. e até da chinelada da minha mae que me esperava de pijama na portaria.. rs.

    ResponderExcluir
  3. Gohts ruleavam desde o início, embaixo de porrada ou não... afinal, guitars, goths e ebms, no início eram farinha do mesmo saco (o retrô)... Até hoje curto muita coisa destes "estilos", e como membro da old school, acredito que ser eclético é coisa de quem não tem identidade. Boa matéria... fui nos dois e o segundo era meio zuado... claustrofóbico... mas assim mesmo, curti muito ali.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado - o teclado Yamaha que a moçoila do Two Witches está tocando nesse vídeo é meu (ainda está aqui na minha casa).

    ResponderExcluir
  5. Alguém estava presente no dia que caiu a lage do retrô da Fortunato, ali na parte de cima na salinha do telão e dos sofás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estava lá sim....onde tinha a televisão fora do ar !!!! quando tudo começou a acabar!!!!

      Excluir
  6. Aliás Alê, quando que a gente não estava né? kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Nostalgia total, quando vejo este lugar, vivi intensamente lá! Minha segunda casa

    ResponderExcluir
  8. Karacass!!!! Várias vezes eu dormi naquela escada que ia para parte debaixo do Retrô! Nostalgia na veia!!! A Banda Nocturne era do KCT!!

    ResponderExcluir
  9. Na Rua Frederico Abranches, teve uma vez Que teve um show da banda The fala e tinha que subir o telão para fazer o show de tão grande que era o espaço após o show tinha um anão que trabalhava La e foi baixar o telão para voltar a passar os vídeos o anão tinha que pular para puxar a corda do telão toda vez que o anão pulava o baterista do The fala dava uma rasteira no anão e o anão caia essa foi boa eu presenciei.

    ResponderExcluir
  10. tenho muitas recordacao do retro. nos eramos os unicos 3 negros de la O TONINHO DJ O ALEXANDRE E EU PRIMO DO TONINHO e moravamos todos em guarulhos. POR ONDE ANDA O PQ?

    ResponderExcluir
  11. ME LEMBREI AGORA O DIA QUE O ROBERTO(BOM BAIANO)TOMOU 1TIRO DE 22 DE 1 MALDITO CARECA ,SORTE QUE NAO PEGOU EM PARTES VITAIS ALIAS POR ONDE ANDA O ROBERTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraço amigo como você está? Tenho loja um Garden Casa Cotrim estou na Cidade de Taboão da Serra. Abraço

      Excluir
  12. Que maravilha de post !!!
    Curti muito som bom lá na Frederico.
    Sair e ir embora com uma puta sol na cara era foda !
    kkk bons tempos !

    ResponderExcluir
  13. Era da hora o Retrô na Fredérico Abranchees no ano de 88 á 91 aqui é o Conde Wlad Belê

    ResponderExcluir
  14. Era da hora o Retrô na Fredérico Abranchees no ano de 88 á 91 aqui é o Conde Wlad Belê

    ResponderExcluir
  15. daora relembrar, parabéns pelo post cara, mas eu peguei na fase da Fortunado 1996 poutz faz tempo, aquele lugar era uma brisa kkk

    ResponderExcluir
  16. um cara que eu ficava na epoca que me levou ele tinha um fusca eu nem sabia andar em sp caipira de guarulhos novinha conhecendo o mundo veio sem porteraa um dia o fusca quebrou e amanhecemos na rua ai que tempo bom tudo era festa

    ResponderExcluir
  17. Minha amiga migrou para o templo...rs
    Lembro que fui visitá-la e voltei pra casa me achando a pessoa mais normal do mundo!

    ResponderExcluir
  18. Lindo esses comentário kkk quem viveu conta historias de momentos prazerosos únicos como bandas que toucou uma unica musica e fez sucesso e que não volta mais.
    Também tenho saudades obrigado a todos por esse carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Roberto sempre aliviava na entrada, a gente ia pro Retrô sem dinheiro e lá dava um jeito, excelente época, foi assim que comecei a conhecer São Paulo, eu era de Santo André
      Grande abraço Roberto, muita luz, Anderson Correa

      Excluir
    2. Putz muito bom, em 88 eu tinha 18 aninhos, qdo saia da Mooca pra Santa Cecília e ir ao Retro. Amava as bandas que só discotecavam lá Siouxie, The Church, Cure, Bauhaus, Echo...que época boa.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Seu tio era uma lenda! ;) ... motivo de orgulho!!!

      Excluir
  20. Meu comento com meus amigos este Roberto e cara legal deixava a gente entrar quando não tinha dinheiro lembro do prédio do lado as pessoas jogavam água quando a fumaça subia tinha 16/anos que loucura dormia no palco e acordava com a vassoura da tia limpando kkkk

    ResponderExcluir
  21. Meu comento com meus amigos este Roberto e cara legal deixava a gente entrar quando não tinha dinheiro lembro do prédio do lado as pessoas jogavam água quando a fumaça subia tinha 16/anos que loucura dormia no palco e acordava com a vassoura da tia limpando kkkk

    ResponderExcluir
  22. -Simplesmente disse tudo!!!quem viveu sabe e muito bem e esta guardado no coração como se jamais imaginou que pudesse, viver...

    ResponderExcluir
  23. Lembro uma vez, estava eu meu irmão e mais dois amigos na porta (na Fortunato). Todos duros sem dinheiro. Quando estavamos para ir embora, chega o Roberto em uma pick-up (acho que uma saveiro da época) carregada de caixas de cerveja. Não tinha um "filho da mãe" para ajudar a carregar tudo até o bar. Oferecemos ajuda e abastecemos o bar. Na hora de sair, quando estavamos na porta, fomos nos despedir dele e ele disse: Ué, onde vão? Fica aí! Resumindo, ficamos e curtimos pacas e sem grana. Caras com essa personalidade e humildade que ele tinha, raramente se encontra. Bons tempos que ficam marcados para sempre!

    ResponderExcluir
  24. Gostei do texto. Muitas lembranças, muitas bandas que conheci na pista. Morava no ABC e o meu trajeto era algo surreal e perigoso, mas valia a pena fazer a cruzada sempre só com 15 anos e RG falso pelas dúvidas, cachaça e groselha nas veias.

    Mais tarde quando tinha mudado para o Interior, caí num Domingo por lá ao acaso total, e chapei com o Show do Two Witches, tinha perdido o show deles uns dias antes numa casa perto da Rebouças.

    Fer (Diego)

    ResponderExcluir
  25. Tive o privilégio de frequentar as quintas da fortunato......marcou minha personalidade, faz parte de quem sou....nem era só as musicas...mas as roupas, as atitudes, as pessoas...o que sou devo muito a este lugar e a esta época !!!

    ResponderExcluir
  26. Quem viveu o ESPAÇO RETRO . . . NÃO ESQUECE NUNCA MAIS . . . Fica eternamente guardado na memoria os momentos da FREDERICO ABRANCHES !!! A maldade existia porem nao era tao perigoso como nos diaa ATUAIS !!! . AFINAL QUE FIM LEVOU O ROBERTO ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Roberto está bem, eis o perfil dele do facebook - https://www.facebook.com/roberto.cotrim.9?fref=ts

      Excluir
  27. Quem viveu o ESPAÇO RETRO . . . NÃO ESQUECE NUNCA MAIS . . . Fica eternamente guardado na memoria os momentos da FREDERICO ABRANCHES !!! A maldade existia porem nao era tao perigoso como nos diaa ATUAIS !!! . AFINAL QUE FIM LEVOU O ROBERTO ??

    ResponderExcluir
  28. O Espaço Retrô, foi um marco na história da vida noturna de SP...
    Conheci muita gente bacana, inclusive um punk, chamado Magoo, que depois, descobri que ele morava perto da minha casa.
    Também conheci uns caras de uma banda chamada Plutônio (Tony Iron - guitarra, Fernando Caveira - Baixo/vocal, Maurício - bateria, Spaguetti - hold, Ozzy - vocal), onde quebrei o galho como vocalista por um ano... Música mais tocada = Estado de Zona Morta... Bons tempos... kkkk

    ResponderExcluir
  29. Lugar que marcou minha adolescência, lembro um dia que menti pra minha mãe, e fui com uma amiga, descemos na Paulista, e de lá fomos a pé, até o Retrô. Tivemos que correr de umas garotas que faziam programa naquela região. Susto dá porra. Mas sempre muito bom, nossas sagas e tramóias pra poder ir até lá.

    ResponderExcluir
  30. Espaço Retrô fui na época do estouro do NIRVANA, chamei uma amiga e lá fomos eu ela e sua prima gostei muito .

    ResponderExcluir
  31. Caraca, fui muito no Espaço Retro.... época boa do Bauhaus, Sisters e Siouxie. Gostava dos shows e da pista. O que era legal era o clima com gente bacana e musica de primeira. Simplesmente show. Muitas lembranças.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Putz... que saudades da Retrô... as mulheres mais, as gatas mais gatas, inteligentes e o melhor de tudo ROCKERAS. Que pena, estava pensando em ir até lá ouvir meu Cure, Oasis e por sorte quem sabe agarrar uma gata daquelas que te chamam prá pista...

    ResponderExcluir
  34. Que saudade desse lugar... quando conheci já estava na Fortunato. Um amigo me levou e estávamos lá quase todas sextas e sábados. Trabalhei com o Gringo que ficava no bar... brigava com o Finatti chato do kct... corria pra pista quando o Plinio e o Toninho rolavam suas músicas. Enchia o saco do Rodrigo quando tocava as musicas tristes dele... Roberto sempre sensacional! Sempre me perguntava se tinha grana. Quando tinha, pagava; quando não tinha, ele me colocava pra dentro. O mesmo com o Gringo. Sempre me perguntava com seu sotaque argentino se tinha grana. Se não me dava bebida na faixa, e em contrapartida eu ia pro bar ajudar ele quando a casa estava cheia. Os shows... as decorações, paredes pichadas... shows inesquecíveis de bandas que não existem mais... as fitas k7 que trocávamos com nossas coletâneas. Muita gente que perdi contato e que tenho muita saudade... muitas “minas” que conheci e fiquei e muitos brothers... e as vezes que o Kid Vinil ia, e a Aninha lá com ele... poutz... que época legal!!! Excelente post. Me levou àquela época maravilhosa onde realmente tínhamos nosso estilo, nossos DJs, nossos irmãos e nosso lugar!

    ResponderExcluir
  35. Esse foi o lugar mais exótico q já frequentei...parecia q eu estava em outro mundo.
    Lembro q eu saía de Santos...a noite, só para ir ao Retrô, atrás da igreja Sta Cecilia, dps voltava... com meu opalão com o Sol já ardendo forte...valeu mto ter conhecido esse lugar.
    Lembro-me do quarto escuro onde eu pegava e rolava no chão com as minas.... do quintalzinho, onde era só fumaça.. do banheiro unissex... da decoração gótica com carpete vermelho...da pista underground...esse lugar era demais , muy loko !!!!
    Abrs.

    ResponderExcluir
  36. Respostas
    1. Fica na memória olfativa.Infelizmente só fui duas vezes.

      Excluir
  37. Se sinto falta de minha São Paulo, é por conta do Retrô e outros cantos só possíveis nesta cidade incrível. Obrigado por postar esta homenagem. Eu ia com um amigo e chorávamos para pagar "meia" pois na época eu servia a Força Aérea com um salário bem limitado... O Roberto , claro , nos deixava entrar sem problemas. Saudades!

    ResponderExcluir
  38. Muito legal o artigo. Eu fui no Retrô algumas vezes entre 1989 e 1990, atrás da Igreja. Era fantástico. Depois comecei a frequentar bastante o Cais, na Praça Roosevelt, e mais tarde o Matrix e Borracharia. Casas onde rolava um som da melhor qualidade e que hoje não vemos mais por aí, infelizmente.

    ResponderExcluir
  39. Espaço Retrô!! ah que saudade... frequentei entre 1991 e 1992. Conheci o João Gordo (RDP) por lá e ficávamos na porta do Retrô, esperando ele chegar e, entrávamos (eu e 2 amigas) abraçadas a ele pra não pagar rsrs. Casa inesquecível... DJs Toninho, Pequê, Michel... Ah, hoje tenho a honra de ser amiga do Roberto no Facebook...

    ResponderExcluir
  40. Em 1995 eu marcelinho cabeludo, o eduardo de SBC, o morto de santo andre a keite.. Saudades retro

    ResponderExcluir
  41. Saudade da keite ..eduardo sbc..morto de santo andre...tempos bons em que nos ficavamos no barzinho de esquina com a fortunato bebendo cerveja antes de entrar no retro...

    ResponderExcluir
  42. Vi e vivi...espaço retrô vivo em minha memória !!! Inesquecível anos 80,90.
    Roberto Cotrim (sem comentários)cara super gente boa.
    Infelizmente hj não temos mais espaços toscos,simples e inteligentes como antes, em que o simples era tudo para noites inesquecíveis...sdds velhos tempos.EU RKO

    ResponderExcluir
  43. Hj olho para essa geracao e penso comigo......lembro da minha....fico deprimido ...

    ResponderExcluir
  44. Caraca meu,fui umas vezes no retrô,eu e meus amigos éramos guitar band,a gente saía do Abc já chapado e chegava lá tudo loucos,kkkķkkkkkkk,saudades...

    ResponderExcluir
  45. Bons tempos. Frequentei de 88 a 91/92. Muitas tretas e sons loucos. Todas as tribos: punks, skins, góticos, rockabilly,etc. Underground total.

    ResponderExcluir
  46. Sensacional. Trabalhei um ano de 90 a 91 no bar vermelho espelhado. O começo de tudo!

    ResponderExcluir
  47. Bons tempos com os amigos de Guarulhos e Santo André :)

    ResponderExcluir
  48. O Espaço Retrô da Frederico era o point de quem era alternativo. Não perdia um sábado e domingo. Pegava o metrô com os chegados e voltava qdo o metrô abria, 5h da madruga. Tudo era bom, as minas, o som, o ambiente. Nunca presenciei uma briga, todos eram da paz. Iam para namorar e escutar uma boa música. Lembro muito do Kid Vinil lá. Que saudade!

    ResponderExcluir