sexta-feira, 18 de maio de 2012

Poeta Roberto Piva

   No Dia 26 de Maio de 2012, para celebrar o encerramento do nosso projeto,  faremos uma homenagem ao Poeta Roberto Piva, o poeta está fazendo uma contribuição póstuma a nossa exposição Coletiva Santa Cecília, Santa Insone com o poema "Rua das Palmeiras", ao visitar a exposição você poderá ouvir a gravação do próprio poeta recitando a obra em uma atmosfera envolvente ao som de jazz e seu chocalho.
   Falecido em Julho de 2010, Roberto Piva, que morou muitos anos no bairro, ganhou uma rua na Santa Cecília com seu nome, localizada na Saída  do Terminal Amaral Gurgel, entre a Rua Helvétia e Ana Cintra. A rua foi decretada em 2011, porém ainda não possui a placa com seu nome. Faremos uma pré inauguração da Rua, com um cortejo de Maracatu do Grupo Coro de Carcarás e intervenções com artistas do bairro, a concentração ocorrerá as 17hs em frente a Igreja Santa Cecília e o cortejo caminhará pela Rua Roberto Piva, e por outras ruas do bairro
   Para quem ainda não conhece o Piva, nada melhor para começar a apresentar o poeta, do que exibir aqui imagens dele exercendo seu  ofício. Neste curta de Jairo Ferreira, Piva lê poesias junto com seus amigos Roberto Bicelli, Cláudio Willer, Luiz Fernando Ramos e Eduardo Gianetti




  A genealogia poética de Roberto Piva apresenta raízes e inclui influências muito raras na literatura brasileira, formando uma mistura-fina que é única por sua erudição, mas também por sua transgressão. Começa com Dante Alighieri. Ainda na década de 60, por três anos Piva aprofundou-se nos estudos da Divina Comédia, orientado por Eduardo Bizzarri, adido cultural do Consulado da Itália em São Paulo. Esse contato com Dante foi como seu imprinting poético-filosófico: marcou para sempre sua visão de mundo, sua política e sua poesia.
   
  Ao conhecer os poetas metafísicos ingleses, sobretudo William Blake, Piva começou a aprofundar sua experiência mais direta com o sagrado e a vida interior.

   A entrada em cena de Hölderlin e dos poetas expressionistas alemães Gottfried Benn e Georg Trakl temperaram essa experiência com uma ponta de pessimismo, que deixou de ser circunstancial quando, ainda na década de 60, Roberto Piva teve contato com a obra de um filósofo praticamente desconhecido,  no Brasil do período: Friedrich Nietzsche.

  À experiência juvenil de Piva agregou-se a contundência desse profeta pessimista e decifrador da alma moderna. Mas nem só de espírito, nem só de intelecto fez-se o  aprendizado juvenil de Roberto Piva, que cedo descobriu Rimbaud e Lautréamont, recebendo a influência desses dois poetas visionários, que extrapolam os limites da expressão racional e das escolas literárias.
   
   A partir daí iniciou-se em sua vida o cultivo do rimbaudiano “desregramento de todos os sentidos” para se chegar à poesia. Das vanguardas do começo do século 20, Roberto Piva absorveu lições do surrealismo, na vertente francesa de André Breton, Antonin Artaud e René Crevel. É um dos três únicos poetas brasileiros a constar no famoso Dicionário Geral do Surrealismo, publicado na França. A partir de Artaud, Piva incorporou a idéia de que existe um compromisso absoluto entre poesia e vida. 
  
   O dito artaudiano “para conhecer minha obra, leia-se minha vida” teve em Piva a contrapartida: “só acredito em  poeta experimental que tem vida experimental”. Também é flagrante em sua poesia a influência dos futuristas italianos (com seu culto à fragmentação moderna), acrescida de algumas expressões musicais da contemporaneidade do pós-guerra, através da onipresente marca do jazz e da bossa nova, duas fidelíssimas paixões de Roberto Piva.  Mas há mais duas fortes presenças contemporâneas em sua poética. Uma é a beat generation americana, da qual Piva não só absorveu a estilística fragmentada e a temática que aproxima o  contemporâneo do arcaico, mas através da qual  também sedimentou a orientação basicamente transgressiva dos costumes do seu tempo.
   
   Na década de 70, a transgressão foi reforçada pela descoberta do outsider Pier Paolo Pasolini, protótipo do intelectual-profeta que caminha nas frinchas do paradoxo. Dos poetas brasileiros, essa genealogia poética agregou as figuras de Murilo Mendes  - com seu surrealismo intenso, expontâneo e sensorial, ao contrário dos franceses intelectualizados - e Jorge de Lima, sobretudo aquele barroco, visionário e atormentado de “Invenção de Orfeu”. Os elementos finais da construção  poética de Roberto Piva evidenciam uma substancial ligação com o aspecto mágico.
   
   Suas constantes caminhadas xamânicas pela represa de Mairiporã  e serra da Cantareira, ambas nos arredores de São Paulo, além de Jarinu, no interior do estado, selaram sua ligação sagrada com a natureza.
Essa sacralidade é, para Piva, a única salvação possível ao mundo moderno, que colocou a destruição da natureza como parte do seu projeto consumista. No quadro da recuperação do sagrado e do mágico, enquanto forças da natureza, Piva passou a estudar e praticar o xamanismo. Para aprender o culto ao primitivo e às forças da natureza, foi buscar elementos não apenas em teóricos como Mircea Eliade, mas sobretudo nas culturas indígenas brasileiras e na prática do candomblé. Ele não só cultua seus orixás (Xangô,  Yemanjá e Oxum) mas também toca tambor para invocar seu animal xamânico, o gavião.
   
   Paralelamente a essa trajetória em direção ao sagrado, Piva agregou dois elementos ligados à civilização grega. Um: a ingestão de drogas alucinógenas e bebidas libatórias, como formas de atualizar a tradição dionisíaca e a transgressão sagrada do paganismo. Dois: o culto a uma erótica homossexual, resgatando para a modernidade o amor grego, como um componente de transgressão do desejo. 

Texto extraído da revista Agulha
ler o artigo a matéria original : http://www.revista.agulha.nom.br/ag38piva.htm

Leia  Paranóia de Roberto Piva


4 comentários:

  1. Oi Mariane, qual o endereço e horários da exposição? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lá Giornata, a exposição está na Associação Cecília, que fica na Rua Vitorino Carmilo, 449. Campos Elíseos. De terça a Sexta, das 11h as 18h. Mais detalhes neste link http://santaceciliasantainsone.blogspot.com.br/p/programacao.html

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Play Free Slots for Fun with No Deposit and Bonus
    You 스포츠 토토 라이브 스코어 can play Free Slots online for free 강원랜드슬롯머신 without deposits, and you will always 피망 포커 find lots of slot bonuses, 사이트 제작 such as free spins, no deposit, free 에밀리 벳 리 카즈 spins or

    ResponderExcluir