terça-feira, 1 de maio de 2012

Minhocão


 Para abrir os trabalhos deste blog que vem contextualizar um momento artístico no bairro Santa Cecília, nada como começar pelo emblemático Minhocão (dispensa descrição, né?).
 Ao contrário do que muito se lê por aí, não pensei em tratar aqui do minhocão que atingiu a Santa Cecília como um equívoco urbanístico,  nem abordá-lo de nenhum ponto de vista pessimista, ou partidário. Ou como aquela maldição que assola o centro e que com a graça de deus será demolido em 10 anos.  Não me cabe discutir aqui as políticas urbanas da cidade e nem é esse o objetivo do projeto Santa Cecília, Santa Insone.  
Mas como não dá pra ignorar uma minhoca gigantesca passando em cima da sua cabeça ou em baixo da sua janela, a comunidade vem incorporando artisticamente o minhocão de formas muito variadas.
 O grafite foi totalmente sacaneado pelo Kassab que pintou os pilares com uma tinta “antipixação”, na verdade a tinta não impede que o pixador pixe os pilares, mas ela permite que a tinta saia com água e sabão. Algumas pessoas consideram isso uma coisa boa, porque teremos mais paredes brancas para grafitar de novo, tendo um fluxo maior de grafites.  Mas acho que os grafiteiros não pensam assim, pouquíssimos grafiteiros ousaram pintar sobre a tinta.  E agora que o Kassab sacaneou a cracolândia que migrou para baixo do minhocão, nem grafiteiros e nem pixadores tem dado as caras por lá. 
 Mas o grafite não é a única forma de ocupar o Minhocão, achei algumas boas intervenções artísticas que utilizam o Minhocão como suporte.

- Jardins Suspensos da Babilônia – Curta Metragem Concebido por Felipe Morozini, dirigido por Jeorge Simas, e com trilha do Hurtmold

- Projeto Gerar Dor, 5ª edição com show da banda The Tries (excelente banda) e com a presença da polícia :P

- Clipe da música "Quadro Inacabado de John Bidlake" da banda Naaxtro Springfield, dirigido por Fernando Bellia.

- Video do bloco de carnaval Agora Vai, bloco que há 8 anos comemora o carnaval no minhocão.  Família, dirigido por Bruno Nakano


- Video da banda Bicicletas de Atalaia
Video performance da Artista Lia Chaia
http://vimeo.com/19603829

Resumo:  O Minhocão está para você, assim como você está para ele!






2 comentários:

  1. Minhocão - uma das esfinges do labirinto selva urbana: decifra-o, ou seja devorado!

    ResponderExcluir
  2. Fato que com cada vez maior ocupação do povo nos prédios em volta do minhocão, e a valorização dos imóveis, é cada vez mais inviável esse "equivoco" que hoje abriga uma nova cracolândia. Mas todas as intervenções artísticas (excluindo a da Lia Chaia... sem comentários) são musicais. Legal que existam, nada contra, mas não acho legal que só exista essa possibilidade. Ainda mais quando no domingo (qué é o único dia com relativo silêncio pra quem mora de cara pro minhocão) aconteça uma festa com música alta a 5 metros da sua janela.
    Creio que o que aconteceu no Highline (http://www.thehighline.org/) nos EUA seja um ótimo exemplo de um uso social de espaço público. Inclusive existe um projeto (descrito aqui:http://sergyovitro.blogspot.com.br/2010/06/e-se-o-minhocao-fosse-um-parque.html) que parece bem interessante. Aí sim teriamos espaço para arte, de todo tipo. Acho que teria até restaurante, caso alguém precise comer.

    ResponderExcluir